quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Baixo desempenho na Escola pode ser sinal de Dislexia

Cerca de 10% da população mundial é afetada pela dislexia. Ela, geralmente, é diagnosticada a partir dos oito anos de idade, por meio de testes. Por isso, crianças com dificuldade de aprendizagem na escola, má alfabetização e falta de concentração podem ser vistas pelos pais e professores como desinteressadas e, até mesmo, preguiçosas. Trata-se de um distúrbio que interfere no funcionamento do cérebro para todo o processamento linguístico, ou seja, na capacidade de ler e escrever.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição socioeconômica ou baixa inteligência. É, sim, uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico. Além das dificuldades de aprendizagem, o disléxico costuma apresentar atraso na fala, má coordenação motora e memorização de curto prazo, imaturidade e desinteresse por livros e quebra-cabeças.
De acordo com o neuropediatra Alfredo Leboreiro Fernandez, cerca de 80% dos portadores de dislexia têm dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus. “É preciso que pais e professores fiquem atentos aos sinais de dificuldades na compreensão da leitura de uma criança. Quanto mais cedo é percebida esta dificuldade, mais cedo podemos ajudá-las”, explica.
Definida como distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. “Dislexia não é uma doença, é um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem. As atuais pesquisas, obtidas através de exames por imagens do cérebro, sugerem que os disléxicos processam as informações de um modo diferente. Pessoas disléxicas são únicas, cada uma com suas características, habilidades e inabilidades”, afirma.
Essas dificuldades, porém, não significam que a criança tenha deficiências intelectuais, sensoriais, psicológicas e nem carência de estímulo sociocultural. “A dislexia é a incapacidade de compreensão do que se lê, devido à lesão do sistema nervoso central que, quando não tratada, causa prejuízos emocionais à criança, ao adolescente e ao adulto, como impulsividade, agressividade, medo, ansiedade e até mesmo a morte, em casos extremos”, alerta Leboreiro.
 
Uberaba, 12 de dezembro de 2014

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