sábado, 10 de janeiro de 2015

Estudo - As barreiras encontradas pelo disléxico no ensino regular - Ana Carolina Bassi Stern

RESUMO
Os alunos que possuem um distúrbio de aprendizagem apresentam um conjunto de inabilidades em áreas diversas. Cerca de 35% das crianças em idade escolar possuem algum distúrbio de leitura e escrita, sendo o distúrbio mais comum é a dislexia que é definido como sendo um distúrbio neurológico de origem congênita em crianças com potencial intelectual normal que mesmo não possuindo distúrbios sensoriais e tendo acesso a educação, não conseguem adquirir ou desempenhar satisfatoriamente a habilidade de leitura e/ ou escrita. Estas dificuldades podem vir a atrapalhar a escolarização do disléxico. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento das principais barreiras encontrados pelos alunos com dislexia no ensino regular. Para realizar este levanto fez-se um estudo de caso, onde um aluno que já havia concluído o ensino médio relatou os principais problemas por ele enfrentados durante este período. Com base em seus relatos pode-se levantar a hipótese de que os alunos com dislexia acabam ficando deslocados e são mais sujeitos a sofrerem bullying na escola, ou ainda podem ser subestimados por professores ou terem dificuldade com o sistema avaliatório; por esses motivos não conseguiriam, portanto, desenvolver-se plenamente.

Palavras-chaves: dislexia, educação inclusiva, ensino regular

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