Os disléxicos têm algumas características que podem ser observadas de acordo com cada faixa etária. Sendo assim, para o encaminhamento a uma avaliação mais detalhada, podemos observar os seguintes aspectos de acordo com cada fase o ensino escolar:
DOS CINCO AOS OITO ANOS:
- tem atraso na leitura de dois anos ou mais em comparação a crianças da mesma idade;
- a velocidade da leitura é bem inferior a 50 palavras por minuto;
- comete erros de escrita frequentes como: omissões, substituições, inversões de fonemas, vogais e consoantes;
- compreensão pobre do texto;
- QI normal ou superior;
- baixo rendimento na ortografia;
- baixo rendimento nos cálculos matemáticos, principalmente, multiplicação;
- movimentos involuntários, especialmente, quando lê e escreve;
- não gosta de ir a escola;
- não gosta das aulas pois não tem motivação para a aprendizagem escolar;
- ansiedade e medo na hora de ler em voz alta.
DOS NOVE AOS DOZE ANOS:
- copia lentamente do quadro e com erros;
- dificuldade em recordar a tabuada;
- comete muitos erros de ortografia;
- sente-se frustrado, faz birras e tem problemas de comportamento, especialmente associados em situações de realização de trabalhos escolares;
- não quer ir a escola;
- sente dificuldade em colocar as suas ideias por escrito;
- a leitura é lenta se comparada com a de crianças da mesma faixa etária;
- não gosta de ler, especialmente, em voz alta;
- não percebe o que lê, omite palavras ou interpreta mal a leitura;
- dificuldade em seguir instruções, especialmente, se forem dadas de forma escrita;
- a escrita tem pouca ou nenhuma pontuação.
DOS TREZE ANOS EM DIANTE:
- dificuldade em distinguir o lado direito e esquerdo;
- dificuldade em ler mapas ou de encontrar a direção em um lugar desconhecido;
- se sente desconfortável para ler em voz alta;
- demora muito tempo para ler a página de um livro;
- dificuldade em perceber ou recordar tudo que leu;
- não gosta de ler livros longos;
- dificuldade para soletrar palavras;
- caligrafia difícil de ler;
- fica confuso em falar em público;
- dificuldades em escrever mensagens pelo telefone;
- dificuldade em dizer os sons na ordem correta em palavras muito longas;
- dificuldade em fazer cálculos de adição e de subtração de cabeça sem usar dedos e papel;
- confunde-se quando disca os números de telefone;
- tem dificuldade em dizer os meses do ano rapidamente;
- confunde datas, horas e esquece compromissos importantes;
- acha o preenchimento de formulários algo difícil;
- confunde 59 e 95.
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